Minha pele varia muito durante o ano, mas na maior parte do tempo ela é seca e essa situação piora muito durante o inverno, porque além do ressecamento natural, ainda tem o ressecamento provocado pelo frio. A pele da brasileira no geral é oleosa, mas também precisa de cuidados especiais durante essa estação do ano.
Pensando nisso, eu juntei as minhas dicas, com dicas gerais que qualquer tipo de pele deve seguir sempre.
- Não tomar banhos muito quentes : Pelo menos para mim essa dica é quase impossível de ser seguida durante o inverno. Porque eu moooorro de frio o tempo inteiro, mas a alternativa que eu encontrei foi reduzir o tempo do banho. Assim, a pele não fica exposta a água quente durante muito tempo e resseca menos.
- Use e abuse dos óleos e hidratantes : Dica importantíssima e super básica para qualquer estação do ano. Não adianta sair de casa toda perfumada, maquiada e bonita se a sua pele está destruída. E o hidratante exerce uma função mega importante nesse processo. O ideal é aplicá-los depois do banho com a pele ainda um pouco molhada. E eu sempre carrego algum pequenininho na bolsa e vou reaplicando durante o dia nas partes mais ásperas, como cotovelos, joelhos e calcanhares. Os cremes mais indicados são os á base de silicone, ureia, pantenol,cerâmidas e alantoína. Outra dica boa é misturar um pouco de hidratante com algum óleo corporal. Isso potencializa a hidratação dos dois. Nos lugares mais secos também dá para aplicar Bepantol. Como nos lábios (que falaremos depois), essa pomada também ajuda a hidratar de forma rápida lugares ressecados do corpo.
Eu gosto muito desses dois: O Sou da Natura que apesar de ser par pele seca, tem uma hidratação suave se comparado a esse de hidratação intensiva da Neutrogena.
- Protetor solar SEMPRE : Tenho amigas que brincam que eu sou neurótica com o sol. Eu gostava muito de torrar no sol, e ainda gosto( apesar de não fazer), mas de um dia para o outro passei a me preocupar muito com a pele e passei a fugir dele. Eu passo protetor solar até nos dias nublados e reaplico sempre que sinto necessidade, principalmente em dias de muito sol. Existem lugares extremamente importantes que a maioria das pessoas esquece de passar protetor, como por exemplo as mãos, o pescoço, o colo e as pálpebras. O sol envelhece, tira o colágeno da pele, causa manchas, câncer e por aí vai. Então a receita é : Passe protetor solar sempre, independente do clima lá fora. Eu gosto bastante dos da Neutrogena (olha a marca aí de novo. Quem ainda não conhece vale a pena experimentar), já usei outras marcas mais caras e mais famosas que não me agradaram tanto na textura, cheiro e proteção como eles.
Outra coisa que costuma gerar dúvida sobre o protetor é se ele pode ser misturado com a maquiagem. Muita gente não usa porque acha as duas coisas não combinam. Gente, é lógico que elas combinam!! Não adianta nada ter a pele bonita pela maquiagem e horrível de cara lavada. A ordem é lavar o rosto, passar hidratante, protetor solar , primer e então a base, o corretivo e o pó.
- Misturar a base com o hidratante: Com o frio a minha pele descasca, por isso eu até evito de usar base. Mas se a situação exigir uma pele bem feita eu costumo misturar a base com o hidratante em quantidades parecidas e aplicar. Dessa forma, a base ficará mais diluída e não pesará, evitando de marcar as partes da pele que estão descascando.
Eu prefiro ter mais hidratação do que cobertura, porque meu rosto não tem muitas manchas, mas tanto faz. Você pode usar numa boa em quantidades iguais de hidratante e base, ou mais base e menos hidratante, ou menos base e mais hidratante. Depende da sua necessidade.
- Bepantol para os lábios: sabe aquela famosa pomada para assaduras de bebê? Então, é essa mesmo. Eu sou usuária fiel e adoro dormir com Bepantol na boca. As utilidades do Bepantol são tantas que merecem um post só para isso. Mas para não fugir do assunto, nesse caso o papel dela é o de evitar que a boca fique com a aparência de queimada pelo frio, ou que o lábio rache. Mas caso isso já tenha acontecido, ela é ótima para recuperar o lábio de forma rápida. O Bepantol dá de dez à zero na boa e velha manteiga de cacau.
- Água termal : essa belezinha pouco conhecida é uma água super enriquecida com vários minerais retirados das rochas que nutrem, hidratam e protegem melhor a pele de fatores com o sol e a poluição. As marcas nacionais ainda não estão preocupadas com essa parte da beleza, então temos que nos render aos preços absurdos das outras marcas que chegam a custar mais de R$ 100,00!! Pode parecer bobo comprar uma água tão cara, eu também pensava assim. Até que ganhei uma da L'occitane e percebi o tamanho da diferença que a água termal faz na pele. Ela substitui o hidratante naqueles dias de preguiça e complementa nos dias normais. A pele ganha um super viço, fica hidratada, fresca e ainda por cima a água mineral ajuda na cicatrização e no tratamento de doenças como a acne. Vale muito a pena.
- Esfoliação : um erro comum é achar que não devemos esfoliar a pele durante o inverno, mas o certo é exatamente o contrário. A esfoliação evita o ressecamento e o aparecimento de cravos e espinhas. Além de deixar a pele mais lisinha e eliminar impurezas e células mortas, facilitando a absorção de óleos e hidratantes. Mas abusar da esfoliação também não é bom para a pele. O ideal é esfoliarmos o rosto e o corpo uma vez por semana ou uma vez a cada quinze dias, dependendo do seu tipo de pele ( pele oleosa: uma vez por semana, pele seca: uma vez a cada quinze dias). Tem várias receitas caseiras super simples de esfoliantes, como por exemplo misturar mel, açúcar e aveia.
Espero que as dicas tenham ajudado vocês. E quem tiver mais truques compartilhe nos comentários!!









0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar! O comentário será lido e depois publicado.