Meu cabelo sempre foi misto, mas ultimamente ele tem ficado muito oleoso e tive que ir atrás de soluções. Acredito que esse não é um problema só meu, mas também de muitas de vocês. Então resolvi explorar esse tema por aqui e compartilhar várias dicas para evitar e controlar esse problema.
Uma dica muito simples, mas difícil de ser seguida principalmente durante o outono e o inverno é a de não lavarmos o cabelo com a água extremamente quente. Isso faz com que as glândulas sebáceas da região trabalhem mais do que o normal e com o tempo isso pode obstruir os poros que dão passagem ao fio de cabelo, fazendo com que a oleosidade fique concentrada no couro cabeludo e o resto do cabelo fique seco.
Outra dica é a de retirarmos bem o produto e de não passarmos condicionadores perto da raiz do cabelo, apenas nas pontas para que elas não fiquem espigadas. Os restos de produto podem entupir os poros. E a raiz não necessita da hidratação do condicionador por já ser hidrata naturalmente pela oleosidade. Existem cremes de tratamento especiais para cuidar da hidratação da raiz, mas esses devem funcionar de acordo com o seu tipo de cabelo. Além disso, passar esses produtos na raiz contribui para o surgimento da caspa.
Um problema bem comum é o uso da chapinha e do secador. A temperatura desses dois equipamentos podem agravar o problema da oleosidade. O correto é usarmos o secador a uma distância de cerca de 30 centímetros da raiz do cabelo e não deixarmos a temperatura no máximo. Quando formos utilizar a chapinha o correto é usarmos a partir de 1cm e meio de distância da raiz. Apesar da chapinha fazer parte do dia a dia da maioria das mulheres ela não deve ser usada com grande frequência por danificar o cabelo.
Outra dica simples, mas difícil de controlar é a de não passarmos a mão no cabelo com muita frequência. As mãos possuem resíduos que aumentam a sujeira e a gordura dos fios. Se esse for um hábito incontrolável para você tente mantê-lo preso.
Não devemos usar muitos lenços, bonés, gorros e chapéus, porque com o couro cabeludo abafado a tendência é a produção natural de óleo do cabelo aumentar. E também devemos investir em produtos que tenham nutrientes que evitem agravar esse problema. Nada de comprarmos shampoos para cabelos secos ou mistos. O ideal é sempre comprar produtos que respeitem a necessidade e o tipo de cabelo de cada pessoa. Existem diversos shampoos adstringentes, que possuem o pH neutro e auxiliam na diminuição da produção de gordura.
Devemos tomar cuidado também com a nossa alimentação. Consumir muitas frituras e gorduras pode influenciar no aumento da oleosidade nas madeixas.
Se a sua pele do rosto é oleosa procure evitar deixar o cabelo em contato com ela, principalmente a franja. Use grampos, presilhas, etc para prende-la.
Se mesmo assim o problema persistir, procure um dermatologista.
Espero que essas dicas tenham ajudado e para finalizar o post vou deixar algumas fotos para inspirar vocês a também saírem de cabelo preso!













0 comentários:
Postar um comentário
Obrigado por comentar! O comentário será lido e depois publicado.