sexta-feira, 11 de abril de 2014

Mudança de hábitos



  Há alguns meses atrás eu emagreci sete quilos. Todo mundo falava que eu estava ótima com o meu peso anterior ( 65kg), mas eu não me sentia completamente bem. Hoje, com 58kg, em me sinto muito melhor, mais saudável e mais disposta. E a pergunta é: como? Dietas malucas e horas sem comer ? De jeito nenhum! Com essas atitudes você só perderá massa magra e irá engordar tudo novamente logo que der um intervalo nessas loucuras.
  Pode parecer clichê, mas o que vivemos ouvindo por aí é verdade. Nós só conseguimos emagrecer de verdade e nos sentirmos bem com o nosso corpo se mudarmos nossa alimentação e nossa rotina.
   Mas não precisamos estar comendo hambúrguer, batatas fritas e refrigerante em um dia e no dia seguinte estarmos vivendo de alface e frango. Essa mudança pode ser feita aos poucos, de acordo com as nossas preferências e com o nosso próprio ritmo.
   Para isso, eu trouxe algumas dicas bem simples que mudaram muito o meu cotidiano e que permitem que eu não saia desse novo peso e que eu continue feliz.


  • Beba água

 Por mais bobo que isso pareça, essa é uma dica incrível. Eu parei de tomar refrigerante a uns seis meses e no começo vivia bebendo aqueles sucos de caixinha na ilusão de que estava sendo saudável, mas sem perceber que ingeria praticamente a mesma quantidade de açúcar que em um copo de refrigerante. Depois de um tempo me acostumei e hoje praticamente só bebo água. Na exceção de alguns sucos naturais e em alguns dias em que o álcool domina a minha consciência (porque ninguém é de ferro hahaha).
   Depois de um tempo a água deixa de ser sem graça e passa a ser extremamente prazerosa. E com essa pequena mudança, eu já consegui ver melhoras na pele, nos lábios e até a minha dor de cabeça, que já me acompanha a uns belos anos, deu uma diminuída. Não sei se essa é a razão, mas tenho associado a diminuição ao mesmo período que iniciei essas mudanças.
  Então, tome no mínimo dois litros de água por dia, mesmo que você não sinta sede.


  • Melhore a sua alimentação de acordo com as suas preferências


  Esse ícone eu começo com uma confissão : Eu não como verduras nem legumes desde sempre. e aí vem a pergunta : Mas como alguém que não come verduras pode ter uma alimentação saudável??
  Incluir verduras no meu cardápio é uma enorme meta que eu venho tentando aos poucos cumprir. E a minha rotina não é a mais saudável do mundo e nem está perto de chegar lá. Essas são apenas algumas dicas que eu uso no meu cotidiano para tentar ter uma vida cada vez mais equilibrada.
  Mas podemos melhorar a alimentação mesmo existindo coisas que não conseguimos comer de jeito nenhum. E foi isso o que eu fiz.
   Comece pensando nas coisas que você gosta. Eu, por exemplo, adoro peito de peru, então coloquei no lugar do presunto, por ser menos gorduroso. Acrescentei queijo branco, comidas integrais, grãos, sucos, muitas frutas e cereais e aos poucos até estou conseguindo comer um pouco de cenoura ou de alface.
  Nosso paladar vai se acostumando a essas pequenas mudanças e começa a aceitar melhor as coisas novas que experimentamos.


  Um outra dica que eu dou para quem não come verduras, como eu, é a do suco verde. Sim , eu sei, ele é todo feito com verduras, mas pelo menos para mim é muito mais fácil beber algo do que mastigar e engolir. Dessa forma , eu comecei a fazer sucos verdes com couve, rúcula, maçãs, limões, hortelã e laranjas e descobri que gosto muito dessa mistura. A cor assusta no começo, mas o suco é delicioso e só conseguimos sentir o gosto do limão e da hortelã. Vou experimentar verduras novas na mistura e conto como foi para vocês.


  • Não tenha em casa alimentos que você não resiste


  Essa dica é perfeita. Porque quem nunca sentiu uma vontade incontrolável de atacar uma bolacha, um salgadinho, ou um chocolate só porque sabia que estava na dispensa? 
   O ser humano é preguiçoso por natureza e só pelo fato de termos que sair para comprar o que estamos com vontade de comer já faz a vontade diminuir. O mesmo acontece quando temos doces perto de nós e em potes transparentes. Nós sentimos desejo de comer as coisas só porque elas estão por perto ou porque estamos vendo. 
   Dessa forma, não tenham em casa aqueles alimentos irresistíveis e não deixem alimentos sempre ao alcance da mão. 


  • Encontre formas de se exercitar
   
  
  Desça no ponto de ônibus anterior, pare o carro um quarteirão mais longe do que o de costume, suba os andares até o seu apartamento de escada, use as escadas normais ao envés da rolante, dance enquanto ouve música, qualquer coisa. Contanto que você se mexa durante o dia. 
  Pare de reclamar que o elevador está em manutenção, que o carro está com problema, que o ônibus está lotado, que terá que caminhar até algum lugar. Ao envés disso, pense que essas atitudes estarão contribuindo para a perda de gordura e para a sua saúde e faça com disposição.
   Porque de nada adianta caminhar , se essa caminhada for recheada de reclamações e na velocidade de uma tartaruga. E caminhar é um exercício sim ! Tente colocá-la na sua rotina e você verá quantas mudanças já acontecerão. 


  Outra questão importante é você procurar um esporte que te faça feliz. Seja futebol, corrida, vôlei, tênis, pilates, patinação, musculação. As opções são enormes, basta você ter vontade de experimentar.


  • Reduza quantidades e coma devagar

  Parece algo banal, mas reduzir as quantidades faz uma grande diferença. Quando colocamos uma grande quantidade de alimento no prato, nós nos sentimos obrigados a ingeri-los, mesmo sem sentirmos tanta fome.   Outra questão é comermos devagar e e prestarmos atenção no alimento. Se nós comemos rápido o cérebro não absorve a quantidade de comida que estamos colocando no nosso corpo e não se sente saciado. O mesmo acontece quando estamos comendo e assistindo tv, lendo ou nos distraindo com outras atividades. Nós acabamos comendo mais apenas por não prestarmos atenção nas horas das refeições.
  Uma dica importante também é não nos deixar levar pelos nossos olhos ou pela falsa sensação de fome. Normalmente, quando terminamos um prato delicioso estamos satisfeitos, mas continuamos com vontade de comer só para sentir novamente o sabor daquele prato. Quando isso acontecer, pare, respire e veja se dez minutos depois a sua vontade ainda continua. Provavelmente ela terá passado, porque não era fome de verdade. Isso serve não só para depois das refeições, mas para sempre que a vontade de comer aparecer.


  • Leia o rótulo dos alimentos e diminua o açúcar

   Não , você não deve ler o rótulo dos alimentos para ver a quantidade de calorias. Você deve ler para observar os ingredientes. Nos somos facilmente enganados por exemplo por uma barrinha de cereais que se diz super saudável, mas que na realidade possui seu primeiro ingrediente sendo o xarope de glicose. Eu não sabia dessa falsa imagem das barrinhas até ver esse vídeo aqui . 
   O primeiro ingrediente listado nos rótulos é sempre o que está mais presente naquele alimento.
   Outra questão é ingerirmos menos açúcar. Troque o alimento normal pelos diets, que são feitos para diabéticos, e possuem menos açúcar. Não coloque açúcar nas frutas. Diminua o açúcar nas receitas de doces.
  No começo o paladar estranha um pouco , mas vocês verão que com o tempo irão preferir os com menos açúcar dos que os normais. O exemplo da fruta é muito bom , porque elas são doces naturalmente, mas só percebemos de verdade quando acabamos com o vício do açúcar industrializado que o nosso paladar sente.

  • Se alimente de três em três horas


  Quando passamos muito tempo sem comer perdemos massa magra, nos sentimos sem forças e chegamos a próxima refeição esfomeados. Dessa forma, comemos comida suficiente para quase três pessoas e todo o nosso "esforço" se torna inútil.
   Então, não passem mais do que três horas sem ingerir alimentos. E na hora desses lanchinhos comam frutas, iogurtes sem açúcar, lanches naturais e não bolachas, salgadinhos ou chocolates.

  • Não se afogue nas gordices durante o final de semana


   O esforço não valerá para nada se durante o final de semana nós nos entupirmos de tudo o que não comemos durante a semana. Você deve sim reservar o final de semana para se divertir e sair um pouco das restrições, mas mantenha o equilíbrio. Não coma uma pizza inteira só porque não comeu durante os outros dias da semana, nem devore uma barra de chocolate sozinha só porque se privou do açúcar ao longo dos últimos dias. Deu vontade de comer algo mais calórico? Coma. Mas com responsabilidade e pensando se realmente é isso o que você quer. 
  Ninguém precisa se tornar chato e deixar de sair para seguir um estilo de vida mais saudável, basta apenas buscar o equilíbrio e a melhor forma de fazer isso sendo feliz.

  Depois desse post gigante, me digam: Vocês se preocupam com a saúde ? Gostariam de ver mais assuntos desses por aqui? Comentem !!
Categorias: ,

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigado por comentar! O comentário será lido e depois publicado.